Reconhecimento Portaria nº 931 de 18/10/22 em 19/10/22
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
A modalidade de Bacharelado em Educação Física oferece aos seus alunos os conhecimentos aprofundados para o seu desenvolvimento profissional, possibilitando a relação teórico-prática entre as diferentes disciplinas e abrangendo toda a área do saber exigida pelo mercado de trabalho. A consciência do próprio corpo como elemento fundamental de integração com o ambiente, assim como o seu funcionamento e o desenvolvimento de suas capacidades na prática desportiva, são elementos que fundamentam a apropriação de uma cultura que engloba as relações sociais de modo amplo e criativo. É uma formação que pode ensejar a realização de momentos de aproximação, constatação, atuação, coatuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação para os mais diversificados campos da área. As disciplinas estudadas visam à conscientização ética e cidadã, permitindo que o futuro profissional atue nas diferentes comunidades, levando a cada um novas perspectivas de vida.
As Atividades Principais
O curso de Bacharelado/Graduação Plena em Educação Física qualifica o profissional para intervir, acadêmica e profissionalmente, nas manifestações da cultura corporal na realidade social, nos mais diferentes campos de atuação, nas áreas da Saúde, Esporte e Lazer, a fim de proporcionar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, podendo facilitar, ainda, na perspectiva de saúde, a formação de pessoas que possam adotar um estilo fisicamente ativo e saudável de viver. Para tanto, estuda-se em profundidade as diversas disciplinas voltadas para a Saúde e oferece as práticas dos diferentes esportes, além dos aspectos organizacionais de empreendimentos e eventos voltados para os diversos públicos.
O Mercado de Trabalho
O profissional graduado em Educação Física promove treinamento esportivo, preparação, avaliação, recreação e orientação de atividades físicas, gestão em educação física e esporte. Também é qualificado para diagnosticar, identificar, planejar, organizar, coordenar, prescrever, orientar, avaliar, administrar, aplicar métodos e técnicas motoras diversos, ministrar exercícios físicos objetivando promover, otimizar e reabilitar o condicionamento e restabelecer perspectivas de saúde, lazer ativo e bem-estar psicossocial do indivíduo ou do coletivo. É uma área de grande amplitude de ação, podendo esse profissional atuar em diferentes instituições que se utilizem dos esportes em suas funções, desde academias e instituições públicas a clubes.