Renovação de Reconhecimento Portaria nº 949 de 30/08/21 em 31/08/21
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
A fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui com seu conteúdo específico para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde.
O fisioterapeuta graduado domina o conhecimento das ciências básicas, dos recursos fisioterápicos, no âmbito teórico e prático. Possui conhecimento das disfunções orgânicas e é capaz de identificar os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterápicas com finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional.
As Atividades Principais
Na área clínica, o fisioterapeuta atua junto aos setores de medicina clínica e cirúrgica, como ortopedia e traumatologia, neurologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, ginecologia, dermatologia, cirurgia plástica etc. A partir do diagnóstico clínico, avalia o paciente e planeja o seu tratamento;
Na área preventiva, o fisioterapeuta atua em equipes multidisciplinares no planejamento e aplicação de métodos de intervenção cirúrgica. Atua, também, em ambientes funcionais (fábricas, consultórios, escolas etc.) com o objetivo de prevenir problemas músculoesqueléticos, respiratórios etc.;
Na área de pesquisa, o fisioterapeuta atua como investigador científico de novos recursos, métodos e técnicas, pertinentes ao seu campo de atuação, procurando contribuir para o aprimoramento da profissão.
O Mercado de Trabalho
O fisioterapeuta trabalha em hospitais (no atendimento ambulatorial, de leito e de terapia intensiva), em centros de reabilitação, clínicas particulares, clubes desportivos, centros de saúde, escolas, indústrias, faculdades e centros de pesquisa.
O mercado de trabalho é bastante promissor, especialmente na área de atendimento hospitalar em terapia intensiva, traumatologia e ortopedia com ênfase na reeducação postural, na área esportiva, em clubes e academias, e nas clínicas de cirurgia plástica e estética.